LOGO VIII FGSS para aprovacao da COMORG

O “Fórum Gastronomia, Saúde e Sociedade”, desde a sua primeira edição em 2011, tem por objetivo promover a reunião entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais para discussão e reflexão de temas relacionados à Gastronomia na contemporaneidade e suas interfaces com a sociedade. Também propõe-se a reflexão sobre novas possibilidades de inserção da gastronomia na sociedade, a promoção da cultura gastronômica brasileira, a formação de profissionais da área de gastronomia e alimentação, além de estimular a preservação e a valorização da gastronomia nacional e contribuir para o desenvolvimento da produção científica no campo da alimentação, promovendo o intercâmbio entre instituições que atuam neste setor e sensibilizando a comunidade acadêmica para a introdução da Gastronomia no ensino, pesquisa e extensão universitárias no Rio de Janeiro.

Em 2017, o Fórum terá como tema principal “Um olhar para a Gastronomia sobre a ótica acadêmica, social e econômica'. Em especial, com o objetivo de repensar os caminhos da Gastronomia, com base em dados atuais, linhas de trabalho em graduação, pesquisa e extensão, desta forma, o VIII Fórum de Gastronomia, Saúde e Sociedade também promoverá o III Encontro de Coordenadores dos Cursos de Gastronomia para incremento dessa discussão. O evento será realizado pelo Curso de Bacharelado em Gastronomia e vai acontecer entre os dias 18 e 19 de setembro de 2017, das 8h às 17h, no Auditório do Bloco N, do Centro de Ciências da Saúde, à Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro

Faz-se oportuno refletir, entre outros assuntos, sobre: a interferência da Gastronomia nos diversos segmentos da economia nacional, a opção profissional dos estudantes na escolha pelo curso de graduação em gastronomia; a adequação do projeto pedagógico as necessidades da sociedade em geral; do poder das críticas gastronômicas e sua influência no cotidiano dos empreendedores do segmento; da comunicação do saber tácito e explícito na valorização da identidade gastronômica, dentre outros aspectos.

Sob a abordagem da saúde, a reflexão se estende para a necessidade de conscientização dos futuros e já profissionais do setor, para questões que vão além das campanhas de conscientização sobre o consumo consciente dos alimentos, como também para os aspectos das tendências do mercado, econômicos e de saúde pública no tocante a esse consumo consciente.

No aspecto científico, refletir sobre as linhas de trabalho no que diz respeito a pesquisa e extensão , neste momento em que a Gastronomia desponta como uma grande área de destaque tanto no meio acadêmico quanto na economia dos mercados.  A abordagem dos temas propostos irá contribuir sobremaneira para um profissional comprometido com as demandas sociais contemporâneas.

Mais informações podem ser obtidas em contato com a coordenação da Comissão Organizadora. (link para o e-mail da Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

acesso  ouvidoriaufrj  capes  cnpq  Faperj  paltaformalattes   periodicos   sigma  twitter  youtube

UFRJ Gastronomia (INJC)