O “I Fórum Gastronomia, Saúde e Sociedade” foi realizado em 2010 para atender a uma demanda de maior enraizamento acadêmico dos temas a serem debatidos no Curso de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que seria criado alguns meses após a realização do evento. Na ocasião, os cerca de 60 participantes presentes foram convidados a refletir sobre o tema “Gastronomia para quem?”, proposto como fio condutor do evento. O Fórum foi dividido em dois momentos: as mesas redondas, onde os convidados debateram, além do tema central do evento, a questão do ensino da gastronomia no Brasil; e a sessão “Sabores e Saberes do Brasil”, cujo foco é abordar uma receita, ingrediente brasileiro ou produto nacional, sob diferentes enfoques. Neste ano, a receita escolhida foi a feijoada.

Em 2011, o “II Fórum Gastronomia, Saúde e Sociedade” teve como temática “Gastronomia e Turismo”. O dia de atividades iniciou com a conferência “A Importância da Gastronomia e Turismo”, prosseguiu pela tarde com a mesa-redonda “Saber e Sabor do Brasil: Café” e finalizou com a premiação do Concurso Fotográfico Imagens da Gastronomia”. Participaram do evento cerca de 90 pessoas, entre convidados, professores e estudantes.

No “III Fórum Gastronomia, Saúde e Sociedade”, realizado em 2012, a temática foi “A Gastronomia no Desenvolvimento e Sustentabilidade Local”. A partir deste ano, o evento foi ampliado para dois dias de atividades. O primeiro dia foi iniciado com a mesa redonda intitulada “Projetos e Iniciativas Sustentáveis em Gastronomia no Rio de Janeiro” e, em seguida, foram realizadas duas conferências na sessão “Sabores e Saberes do Brasil”: “Comida popular carioca” e “Região da costa verde e baixada litorânea”. Na parte da tarde, foi aberto o espaço para a apresentação de trabalhos científicos nos eixos “Comida de rua e empreendedorismo”; “Gastronomia, negócios e sustentabilidade” e “Gastronomia e Cultura”. No segundo dia, foram realizadas a mesa redonda “Registro histórico e imagens da gastronomia no Rio de Janeiro”, seguido da conferência “Saber e Sabor do Brasil: Regiões do Sudoeste do Rio de Janeiro.” Também à tarde foi aberto espaço para a atividade cultural de lançamento do livro “Fama à Mesa”. Na finalização do evento, houve apresentação de trabalhos científicos e premiação do Concurso Fotográfico Imagens da Gastronomia. Participaram do evento cerca de 150 pessoas entre estudantes, professores e visitantes.

O “IV Fórum Gastronomia, Saúde e Sociedade”, realizado em 2013, teve como eixo “A Responsabilidade Social e o Consumo Ético no contexto da Gastronomia”. Seguindo a estrutura do evento anterior, também transcorreu em dois dias. No primeiro, duas mesas redondas aconteceram na parte da manhã: “Responsabilidade Social na Gestão de Empreendimentos Gastronômicos” e “O papel ético do consumidor”. À tarde, a sessão “Sabores e Saberes do Brasil” debateu a importância do palmito pupunha. Na manhã do segundo dia, outras duas mesas redondas abordaram "Políticas públicas de promoção de uma alimentação saudável” e Gastronomia e o compromisso com o território”; enquanto a tarde foi dedicada à apresentação de trabalhos científicos. Ao final de cada dia do IV Fórum, a programação se encerrava no Espaço Cultural, com a apresentação de relatos de casos, boas práticas, histórias vividas, bem como lançamento de livros, mostras de filmes e fotos, culminando com a premiação do Concurso Fotográfico Imagens da Gastronomia no último dia do evento, do qual também participaram cerca de 150 pessoas entre estudantes, professores e visitantes, a exemplo da edição anterior.

O tema “Gastronomia e Comunicação” abordado durante o “V Fórum Gastronomia, Saúde e Sociedade” atraiu o maior número de participantes desde a primeira edição do evento. Realizado no auditório do Bloco N, no CCS, na Cidade Universitária, nos dias 29 e 30 de setembro de 2014, dos 355 inscritos, 198 compareceram sendo 139 estudantes e os demais, profissionais e docentes. A partir desta edição, o Fórum rompeu fronteiras: além do município do Rio de Janeiro, também estiveram presentes representantes os municípios fluminenses de Cabo Frio, Niterói, Duque de Caxias (Xerém) e Seropédica. Ainda da Região Sudeste, houve representantes dos estados de São Paulo e Minas Gerais e a Bahia representou o Nordeste. A estrutura de debates manteve-se em quatro mesas, duas a cada manhã, das quais participaram 14 palestrantes convidados. A sessão “Sabores e Saberes” destacou o desenvolvimento da produção artesanal de cerveja. Foram apresentados 15 trabalhos científicos e premiadas as três melhores fotografias no Concurso Fotográfico “Imagens da Gastronomia”. Na avaliação dos participantes, entre as temáticas abordadas, a acessibilidade comunicacional destacou-se pelos aspectos de vanguarda e inovação e, pela primeira vez, o evento contou com os recursos de LIBRAS e audiodescrição. Os aspectos diferenciados da avaliação do evento e o tema da acessibilidade mereceram espaço no XII Congresso de Extensão da UFRJ e foram apresentados pelos alunos em comunicações orais nos dias 10 e 11 de novembro de 2015.

acesso  ouvidoriaufrj  capes  cnpq  Faperj  paltaformalattes   periodicos   sigma  twitter  youtube

UFRJ Gastronomia (INJC)