potluck1Eventos “potluck” representam um hábito globalmente difundido. Caracterizam-se pela atitude contributiva dos comensais ao levar, para alguma festa ou comemoração, um alimento preparado em casa disposto em um pote para ser compartilhado entre todos os convidados. De acordo com o Completo Livro de Etiqueta de Amy Vanderbilt, a tradição, nos Estados Unidos, remonta ao primeiro dia de Ação de Graças no ano de 1621, quando se comemorou a boa colheita numa festa que na realidade durou três dias (Tuckerman, 2000, p. 324). No Brasil e também em outros países, este formato de evento é chamado de “festa americana”.  

Criada pelos alunos do Curso de Bacharelado em Gastronomia Camila Emy, Marcos Vinicio da Silva e Mariana Santos, a proposta “Potluck Solidário” é uma ação promocional e de Responsabilidade Social e vem sendo desenvolvida sob orientação da professora convidada pelos gestores, Verônica Mattoso. A ação está associada ao conceito “Giving is Taking” – em português “É dando que se recebe” – estabelecido por Marina Pechlivanis, publicitária e Mestre em Comunicação e Consumo e recentemente difundido no livro “Gifting”. Propõe aproximação de marcas e consumidores por meio de brindes.
  

Envolvendo gastronomia, promoção e solidariedade e, consequentemente, desenvolvida sem o intuito de fins lucrativos, a ideia dos alunos é protagonizar a divulgação do Curso de Gastronomia da UFRJ dentro e fora da Universidade a partir da troca de um brinquedo usado ou novo por um pote de alguma preparação gastronômica. Os brinquedos serão doados a crianças de instituições carentes de localidades próximas à UFRJ. Está prevista para o Dia das Crianças de 2016 a primeira entrega de brinquedos. 

 

Objetivos

- Divulgar a qualidade das produções gastronômicas dos alunos do Curso de Gastronomia da UFRJ, dentro da própria universidade e também para o público externo.  

- Arrecadar brinquedos com o intuito de doar para orfanatos e/ou associações de moradores próximos à UFRJ, em qualquer período do ano.

- Potencializar os aspectos da comensalidade e da solidariedade

Mais gastronomia como prêmio para os comensais solidários

Participação em um evento gastronômico surpresa! Este será o prêmio concedido a 20 participantes do Potluck Solidário. Ao acaso, dos potinhos com as preparações gastronômicas que serão trocados por brinquedos, vinte (20) vão conter um vale almoço/jantar surpresa.

Conheça o projeto e os alunos que, voluntariamente, ao longo do ano de 2015, foram se envolvendo com a iniciativa: https://www.facebook.com/potlucksolidario   

 potluck2

 

 

 

acesso  ouvidoriaufrj  capes  cnpq  Faperj  paltaformalattes   periodicos   sigma  twitter  youtube

UFRJ Gastronomia (INJC)
Desenvolvido por: TIC/UFRJ